Seminário Nacional da Coalizão Direitos Valem Mais constrói propostas para uma economia que tenha o povo como prioridade

Coalizão pretende reunir demandas e ideias para denunciar o impacto negativo das políticas de austeridade e promover uma rota para saída da crise atual

A economia brasileira não vai bem. Essa é uma condição que se faz relembrar sempre vamos à padaria, a um supermercado ou à farmácia. Uma realidade ainda mais dura para  pessoas que se encontram nas ruas, consequência direta de um empobrecimento que antecede a pandemia, causado pela política de austeridade adotada no país em 2016 e agravada em 2018. 

Segundo pesquisas recentes, 62% das pessoas acreditam que nossa economia está na direção errada. A Coalizão Direitos Valem Mais acompanha a avaliação popular e quer propor um outro caminho, com a participação da população e representantes de movimentos sociais dos vários segmentos impactados pela política econômica atual.

Para isso, a Coalizão realiza o seminário nacional Eleições 2022: Que economia queremos?, que acontece nos dias 8, 15 e 22 de junho, sempre às 9h30. Os encontros subsidiarão a produção de um manifesto por uma economia que  leve em consideração as necessidades das pessoas. O documento será entregue a todas as candidaturas populares, para influenciar a construção de seus programas de governo.

Para que esse manifesto seja capaz de representar de fato a diversidade da nossa população, as suas contribuições neste debate serão fundamentais! Participe preenchendo o formulário de inscrição no link https://bit.ly/SEMINARIODVM. Na véspera de cada encontro, você receberá o link para o encontro diretamente no seu e-mail.

SERVIÇO:

Seminário Nacional Que economia queremos?
Quando: 8, 15 e 22 de junho, 9h30/12h00
Onde: via zoom (link enviado após inscrição)
Inscrições via: bit.ly/SEMINARIODVM

Programação:

Dia 8/06: Impacto da política econômica no cotidiano
9h30 – Apresentação do seminário, com Melisanda Trentin (Plataforma Dhesca) 
9h45 – Debate com Pedro Rossi (Unicamp)
10h30 – Debate com Lia Manso (ONG Criola)

Dia 15/06: Efeitos do teto de gastos e das políticas de austeridade sobre as áreas sociais
9h30 – orçamento privado x público, com Livi Gerbase (Inesc)
9h50 – impacto das regras fiscais no orçamento, com Roseli Faria (Assecor)
10h – Impactos da austeridade nos direitos e pelo piso emergencial, com:
Saúde: Ronald dos Santos (ex-presidente Conselho Nacional de Saúde) 
Educação: Tânia Dornellas e Andressa Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), 
Assistência Social: Jucimeri Silveira (PUC/PR), Márcia Lopes (CRESS-PR) e
Segurança Alimentar:  Valéria Burity (Fian)
10h30: o que precisamos para ampliar os direitos nessas áreas?

Dia 22/06: Construção do manifesto
9h30 – Apresentação debate e organização das Ideias apresentadas, com Denise Carreira (Plataforma Dhesca) e Ariana Frances (Andeps)
11h – Plenária e encerramento

Sobre a Coalizão Direitos Valem Mais

Criada em 2018, a Coalizão é um esforço intersetorial que atua por uma nova economia comprometida com os direitos humanos, com a sustentabilidade socioambiental e com a superação das profundas desigualdades do país. Atualmente,  reúne mais de 200 associações e consórcios de gestores públicos; organizações, fóruns, redes, plataformas da sociedade civil; conselhos nacionais de direitos; entidades sindicais; associações de juristas e economistas e instituições de pesquisa acadêmica. 

Uma das agendas centrais da Coalizão é o fim do Teto de Gastos (EC95/16), emenda constitucional que restringiu os recursos das áreas sociais por 20 anos. A EC95/16 é definida pela ONU como a medida econômica mais drástica contra direitos sociais do planeta. Atualmente, duas propostas de emenda revogatória da EC 95 tramitam no Congresso Nacional: a PEC 54/2019 e a PEC 36/2020. 
Site da Coalizão: www.direitosvalemmais.org.br